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Horror
1963
À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA, de José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo de Lima, Valéria Vasquez.
O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão, temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior, é obcecado em gerar um filho perfeito, que possa dar-lhe a continuidade de seu sangue. Para isso, não hesita em torturar e assassinar as mulheres e os homens que involuntariamente impeçam a concretização de seu desejo. Sua esposa não pode engravidar e ele acredita que a namorada de seu melhor amigo seja a mulher ideal que procura. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou. Os habitantes do vilarejo procuram vencer os instintos do sádico, mas cabe a uma cigana predizer um terrível castigo para ele.
1967
ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER, de José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Tina Wohlers, Nádia Freitas, Antônio Fracari, Osvaldo de Souza, Tânia Mendonça, Mina Monte, Esmeralda Ruschel.
Zé do Caixão tenta encontrar, num povoado onde é agente funerário, a donzela que lhe dará o filho perfeito, convencido de que a única forma de imortalidade é a do sangue. Com a ajuda do fiel criado Bruno, rapta seis moças do lugarejo, e, enquanto a polícia as procura e o Clero tenta apaziguar o povo enfurecido, ele faz o teste do medo: só uma donzela não se aterroriza ante o ataque de tarântulas no meio da noite. Será esta a escolhida. As outras serão entregues à volúpia do criado hediondo de Zé, ou colocadas num poço cheio de cascavéis. Uma das vítimas jura que encarnará no cadáver do sádico. Este põe sua favorita em liberdade e sai em busca de outra donzela. Atrai a seu antro de horrores uma recém- chegada e a mantém sob domínio místico. Com ela terá o seu filho. Durante a noite, Zé tem um pesadelo: a Morte leva-o a um cemitério, onde cadáveres saem das tumbas e o puxam para o inferno. Corredores de gelo, onde homens e mulheres ensangüentados são permanentemente torturados por carrascos do rei das trevas, de quem Zé do Caixão identifica sua própria fisionomia. As suas vítimas aparecem, ameaçadoramente, e Zé acorda. Sua mulher não suportará o parto e sucumbe. Sua esperança de perpetuar seu ser se desvanece, e Zé do Caixão profere blasfêmias contra os homens e suas divindades, no momento em que o povo, revoltado, sai em seu encalço. Depois de escapar de um atentado, Zé penetra num pântano e morre diante do povo e das autoridades, quando os esqueletos de suas vítimas bóiam à superfície. Estava cumprido o juramento da donzela que ele sacrificara.
1967/68
O ESTRANHO MUNDO DO ZÉ DO CAIXÃO, de José Mojica Marins.
1- “O fabricante de bonecas”, 18 min: Com Ademar Silva, Antônio Ravagnoli, Vany Miller, Verônica Krimann, Paula Ramos, Esmeralda Ruschel, Luiz Sérgio Person, Neide Aparecida, Mário Lima, Leila de Oliveira, Tony Vieira, Jeff Ribeiro, Abigail de Barros, Carlos Campos, Marlene Alves, Ademar Silva.
Um velho, que se dedicava à confecção de bonecas, possui quatro lindas filhas. Corria o boato de que ele tinha muito dinheiro escondido. Quatro desordeiros tentam roubá-lo e aproveitar-se das jovens, porém o velho os domina. Revela-se assim o segredo de suas bonecas: ele usava olhos humanos.
2- “Tara”, 24 min: Com George Michel Serkeis, Iris Bruzzi, Arnaldo Brasil, Ana Maria, Pontes Santos, Antônio Siqueira, Guilhermina Marins, Wilson dos Santos, Betty Dorffer, Luiz Carlos Vianna.
Um pobre corcunda, vendedor de balões, amava secretamente uma bela jovem, que o ignorava. No dia do seu casamento com um outro homem, ela morre. Mesmo assim, o corcunda não deixa de amá-la e vai ao seu encontro no sepulcro, violando-o e possuindo a jovem morta.
3- “Ideologia”, 34 min: ComJosé Mojica Marins, Osvaldo de Souza, Nidi Reis, Nivaldo de Lima, Salvador do Amaral, Kátia Dumontva, Jiam Silva, Nelita Aparecida, Carlos Farah, Maria Luiza, José Oliveira, Jean Garrett, Gibe Palito.
O excêntrico professor Oaxiac Odéz, num programa de televisão, é ridicularizado quando afirma que o instinto supera a razão. Por esse motivo, convida o jornalista que o atacou a visitá-lo. O jornalista aceita o convite e vai acompanhado de sua esposa. Odéz prende-os numa caverna, onde apresenta todo o seu museu de horrores e os submete a torturas, a fim de provar sua tese.
1969
O PROFETA DA FOME, de Maurice Capovilla. Com José Mojica Marins, Maurício do Valle, Júlia Miranda, Sérgio Hingst, Jofre Soares.
O faquir Ali-Khan é a principal atração de um circo miserável e decadente, que percorre cidadezinhas do interior tentando atrair o público aos seus espetáculos. Suas exibições, sendo enterrado vivo, engolindo fogo e comendo lâminas de metal e vidro, são as maiores atrações dos espetáculos. Anunciam um número no qual Ali-Khan vai comer gente. À noite, durante o show, a luz se apaga e o faquir recusa-se a ir até o final do número. A platéia se revolta e, irritada, depreda e incendeia o circo. Ali-Khan e sua companheira partem, sem rumo. Numa cidadezinha, troca um olho por um pedaço de pão e resolve se exibir crucificado em praça pública. O povo acorre em massa e passa a tratar Ali-Khan como um santo. Após entrar em conflito com o padre e as autoridades locais, ele resolve explorar a fome e anuncia que pretende ficar cem dias sem comer, deitado numa cama de pregos à vista de todos. Após bater o recorde de jejum, suas façanhas passam a ser comercializadas e sua reputação se estende às metrópoles.
1969/82
O DESPERTAR DA BESTA, de José Mojica Marins. Com Sérgio Hingst, José Mojica Marins, Ozualdo
Candeias, Paulo Mander, Annik Malvill, Ítala Nandi, Ronnie Wanderley, Andréa Bryan, Lurdes Vanucchi Ribas, Mário Lima, Graveto,Maurice Capovilla, João Callegaro, Carlos Reichenbach, Jairo Ferreira e Walter C. Portella.
Um médico e escritor especializado em fenômenos paranormais publica um livro sobre experiências realizadas com Zé do Caixão e mais quatro pessoas, tendentes a demonstrar que a dupla personalidade, ou a face oculta do ser humano, é liberada sob a influência do LSD. O livro faz sucesso e causa polêmica nos meios intelectuais, políticos e religiosos. Seu autor, criticado por ter utilizado seres humanos como cobaias, levando-os a realizar projeções mentais em que vêem Zé do Caixão entregue a suas taras, é levado ao banco dos réus. Mas é absolvido, afirmando que condena os entorpecentes como corrosivos da mente humana, provando que os protagonistas das experiências apenas cederam à sugestão sob o efeito de água destilada e sustentando que Zé do Caixão foi estudado apenas por servir de tela de projeção para tendências sobrenaturais e sadomasoquistas latentes na
mente humana.
1971
FINIS HOMINIS, de José Mojica Marins. Com Rosângela Maldonado, José Mojica Marins, Roque Rodrigues, Teresa Sodré, Andréa Bryan, Graveto, Big Boy, Carlos Reichenbach, Sílvio Francisco, Sabrina Marquesina, Margareth Delta, Paulo Moreira, Paulo Mander, Mário Lima.
Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranqüilamente pelas ruas da cidade, causando espanto geral e interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca da justiça. Por acaso, evita o rapto de uma criança e a mãe da menina, em reconhecimento, leva-o para casa e lhe dá uma roupa, que ele mesmo escolhe dentre muitas - uma fantasia. Fantasiado, continua sua caminhada pelas ruas, chamando novamente sobre si a atenção de todos que o tomam como um novo Cristo. Assumindo o nome Finis Hominis (“O Fim do Homem” em latim), ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres. As “curas” e os “milagres” que realiza não passam de coincidência. Muitos julgam que é um enviado de Vênus ou de Marte. Um dia, ao passar por uma rua, vê pessoas desfeiteando uma prostituta e acode em sua defesa. De outra vez, salva um jovem atacado de catalepsia, de ser enterrado vivo. Os dois passam a ser seus maiores seguidores, ao lado de um bando de hippies. Por fim, o homem sobe ao cume de uma montanha para proferir um sermão. Em todos os lares as famílias estão reunidas em torno dos televisores para escutá-lo. O sermão é uma mensagem de paz, e a imagem do homem multiplica-se milhares de vezes através do vídeo.
NOSFERATU NO BRASIL, de Ivan Cardoso (estréia). Com Torquato Neto.
Budapeste, século XIX: Nosferatu (Torquato Neto) é morto por um príncipe. De férias no Brasil, agora em cores, vampiriza várias nativas. Curta-Metragem
1972
QUANDO OS DEUSES ADORMECEM, de José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Andréa Bryan, Sabrina Marquesina, Walter C. Portella, Margareth Delta, Lourdes Rivas, Ronnie Wanderley.
Quando os deuses se recolhem para um repouso, as forças do mal aproveitam para subjugar a terra. O crime, a violência e o descalabro moral começam a imperar. Finis Hominis, o enviado dos deuses, chega a tempo de evitar o sacrifício de uma mulher que está na iminência de ser passada a fio de espada num terreiro de macumba, durante um ritual macabro. Bacanais horrendas e orgias sexuais se sucedem. Os deuses, antes de se entregarem ao merecido sono, haviam previsto a dissolução moral da Humanidade e determinaram que seu delegado, Finis Hominis, permanecesse acordado para manter a ordem no mundo, corrigindo as falhas que porventura ocorressem durante o sono divino. Ele interfere em episódios isolados, sempre promovendo a paz e desmascarando charlatões. Paralelamente, há o drama do sanatório para doentes mentais, prestes a fechar as portas por não estar recebendo os cheques de um benfeitor anônimo, lugar onde Finis retornará, após o término de sua missão.
TERROR NA VERMELHA, de Torquato Neto.
O filme é tido como uma espécie de continuação do ‘Nosferatu no Brasil’, com o vampiro virando um serial killer, mas do ponto de vista cinematográfico é ainda mais bem construído, a composição dos planos é mais elaborada e sofisticada.
1974
EXORCISMO NEGRO, de José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Walter Stuart, Marcelo Picchi, Georgia Gomide, Alcione Mazzeo, Jofre Soares, Adriano Stuart, Wanda Kosmo, Ariane Arantes, Agenor Alves.
José Mojica Marins, o diretor de cinema, após uma entrevista na qual nega a existência de Zé do Caixão, vai passar uns dias na casa de campo de seu velho amigo Álvaro para iniciar o roteiro do próximo filme. Álvaro é casado com Lúcia e tem três filhas. Wilma, a mais velha, está noiva de Carlos. Após a chegada, a família de Álvaro passa a se comportar de maneira estranha e violenta, como que possuída por espíritos malignos. Seu Júlio, pai de Álvaro, tomado pelo demônio, brada em voz satânica, que tem uma dívida a cobrar na casa. Mojica descobre que Wilma fora prometida ao diabo, numa missa negra conduzida por Zé do Caixão, personagem criado por Mojica para seus filmes. Quando Toti, o cãozinho de estimação da caçula Bertinha, aparece estrangulado, Lúcia, esposa de Álvaro, procura Malvina, uma espécie de bruxa, com quem fizera o pacto anos atrás, e que julga responsável pelos acontecimentos. Malvina lhe assegura que o pacto fora rompido e que nada poderá salvar as pessoas de seu destino. Certa noite, Mojica é agredido por Wilma e é inexplicavelmente conduzido a uma câmara de tortura, onde toda a família de Álvaro participa de missa negra, cujo oficiante é Zé do Caixão. Trava-se um duelo entre criador e criatura. O resultado será a salvação ou a perdição de toda a família.
QUEM TEM MEDO DE LOBISOMEM?, de Reginaldo Faria. Com Reginaldo Faria, Fátima Freire, Stepan Nercessian, Carlos Kroeber, Camila Amado, Zanoni Ferrite, Neusa Amaral, Cristina Ache.
Dois rapazes de Ipanema saem de jipe em busca de aventuras. Lula procura nas fazendas as suas origens. Neto, pesquisador de folclore, procura outra espécie de origem: a do lobisomem. O destino põe em seu caminho Iracema, abandonada pelo noivo na porta da igreja. Vão todos parar numa casa abandonada, cujo ambiente é desolador. Tudo como em filme de terror: a estante desabando, o livro do lobisomem, a curiosidade de Neto sobre o livro “O Lobisomem das Sete Encruzilhadas”, o isolamento de Iracema em quarto separado, velando sua virgindade, à espera do noivo. À noite, eles acordam com um canto distante. O grito de Iracema se espalha pela casa, enquanto uma fera não identificada ataca. Lula culpa a noiva pelos acontecimentos. Tudo era projeção da cabeça de alguém. Dr. Leão e D. Aparecida, pais de sete filhas e um filho, aparecem para proteger os três. Segundo as tradições, o filho nascido depois de uma série de sete filhas será fatalmente um lobisomem...será?.
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